Na próxima semana, sexta-feira da Paixão, dia 25 de março, a ‘São Pedro e São Paulo’ realiza mais uma vez a via sacra encenada pelas ruas da paróquia.
O papel de Jesus será feito novamente apenas por uma única pessoa. Neste ano, será o Anderson Lopes, do grupo Jovens de Assis, da comunidade São Francisco.
Não é a primeira vez que o Dom, como ele é conhecido, atua na Via Sacra. Já tendo feito Jesus em 2014.
Em um pequeno bate-papo falamos sobre a responsabilidade, o Ano da Misericórdia e as expetativas para a encenação. Confira agora:
[Pascom] Qual a responsabilidade em encenar Jesus na Via Sacra?
Anderson: A maior responsabilidade da minha vida, mesmo na miséria, fui escolhido para representar o Homem de toda a terra. Fui escolhido para dar testemunho do verdadeiro Deus. Da maior prova de amor de todos os tempos.
.
[Pascom] Olhando pra São Francisco de Assis, o que o Santo pode lhe ensinar para melhor representar Jesus?
Anderson: São Francisco me inspira, Ele me ensina a ser mais humilde e reconhecer a minha miséria, e o quão importante é o amor.E que Jesus mesmo em sua divindade se faz pequeno e se apresenta em cada pessoa dessa terra. Ele me inspira a viver o sentimentos vividos pelo próprio Deus. A arte de amar e de olhar com o coração independente da pessoa ou situação..
[Pascom] Pensando no Jubileu da Misericórdia, qual a mensagem q a Via Sacra encenada nas ruas pode trazer para nós?
Anderson: Para nós, acredito que a maior mensagem é que independente do rumo da humanidade, o amor de Deus jamais se acaba, e que Jesus Cristo todos os dias está a nossa espera para nos perdoar e nos ensinar a amar.
[Pascom] E para nossa cidade…
Anderson: Para nossa cidade, a mensagem é clara: Deus não desistiu de nós, e ainda que o vale das sombras queiram destruir nossa sociedade, ainda existe um povo que sonha e luta pelo amor e com o amor junto a Deus.
[Pascom]-O q as pessoas podem esperar da dramatização desse ano?
Anderson:Todos podem esperar a dedicação e o amor de miseráveis que estão se dedicando para que a presença do Próprio Cristo que não se cansa de nos amar. Esperem a oportunidade de ter o encontro com o Próprio Deus. Da libertação e das respostas de muitas dúvidas sobre o que é amar.