Em comunhão com a 31ª Jornada Mundial da Juventude, realizada em Cracóvia na Polônia, o Setor Juventude da Diocese de Osasco promoveu o evento “Cracóvia é aqui”, entre os dias 29 e 31 de julho, na cidade de Ibiúna. Com a proposta de reunir os jovens que não puderam viajar para a Polônia, o evento contemplou em sua programação catequeses, experiência de missão, adoração, procissão, partilha, shows e santa missa, atividades próprias de uma JMJ. Cerca de 2 mil jovens participaram do evento durante o fim de semana.
Os jovens chegaram a Ibiúna já na sexta à noite e foram acolhidos por paróquias e famílias da cidade. No sábado tiveram catequeses e puderam sair em missão pelas ruas da cidade. Pela noite, Dom João Bosco esteve com eles para um forte momento de adoração. A madrugada seguiu animada por shows das Bandas Arkanjos, Aliança de Misericórdia e Fátima Souza. E ainda antes do sol nascer, os peregrinos caminharam pelo centro da cidade, em uma procissão luminosa.
Na manhã do domingo, Dom João Bosco celebrou a santa missa de encerramento do evento. Durante a celebração, ele lembrou as palavras do Papa Francisco ditas em Cracóvia durante a vigília de oração, e ressaltou a importância do jovem não ser acomodado. “É importante caminhar em missão permanente. Essa experiência vivida aqui vai se desenvolver no dia a dia, nas diversas expressões jovens, caminhando juntas em missão. Nesses dias meditamos os mistérios da cruz e da misericórdia. É impossível tocar na cruz sem deixar que ela deixe em nós uma marca. Viemos de tantos lugares para tocar na cruz da misericórdia e saímos daqui diferentes, mais animados. Que alegria poder receber de vocês essa certeza de que abraçados à cruz podemos transformar o mundo. A fraternidade é o remédio. E como pede Papa Francisco, não é possível salvar o mundo acomodados no sofá. Vocês são capazes de construir o futuro. ”
Antes de se despedir, Dom João Bosco convocou os presentes para o jubileu dos jovens que acontecerá durante o Comvocação, a festa diocesana em prol das vocações sacerdotais, que será realizada nos dias 20 e 21 de agosto em Osasco.
Jovens comentam sobre a experiência vivida em Ibiúna:
“Para mim, foi o verdadeiro encontro com a misericórdia de Deus. Vi o rosto jovem de Cristo em cada rosto que lá estava, foi um verdadeiro abraço da misericórdia!” Alex Lima, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré
“Nunca me esquecerei da procissão das luzes. Foi um dos melhores finais de semana da minha vida. Eu sonho como céu a todo tempo”, Mariana Oliveira, Paróquia Frei Galvão
“Durante o Cracóvia aqui, pude ver Jesus falar de todas as formas, cantando, dançando, por meio dos os ensinamentos dos seminaristas e a solidariedade entre os jovens. Uma senhora enferma que tudo o que mais pedia a Deus era a oração dos jovens na sua casa. Vi jovens descobrirem o amor de Nossa Senhora e de Deus. Foi sem dúvidas o amor de Deus transbordando em Ibiúna.” Aline Borges, da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré.
Fonte: Diocese de OsascoPor Natália Pereira