Em sua 2ª edição da ‘JMJ é aqui’– o maior encontro da juventude diocesana, reuniu 1200 jovens na cidade de Alumínio e Mairinque, nos dias 26 e 27 de janeiro, um grande acontecimento da graça e benção de Deus sobre nossa juventude, com o título “Panamá é Aqui”.
O evento é organizado pelo Setor Juventude, que tem como coordenador Pe. Marcelo Pereira. O objetivo principal é entrar em comunhão com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) realizada com o papa a cada três anos, em diferentes países. Neste ano foi a vez da região São Roque, as paróquias São Francisco de Paula – Alumínio, Nossa Senhora Aparecida, São José e Santa Catarina de Alexandria – Mairinque, acolheram os jovens.
Durantes esses dois dias, e em comunhão com a JMJ, a programação contou com catequeses, missão, louvor, vigília, adoração, partilha, shows e santa missa.
Presidindo a missa de encerramento, o bispo D. João em sua homilia, citou os riquíssimos detalhes da 2ª leitura da carta de São Paulo, dizendo “que somos um corpo variado, mas articulado na palavra, articulado em Jesus Cristo e por isso, nós não podemos perder a dimensão desta força que temos quando estamos unidos”.
E nos alertou que a palavra principal é aquela que o próprio Jesus faz sua apresentação “ é Ele que nos interessa, estejamos com olhos fixos, como estava aquele povo que ouviu a primeira vez a palavra. E assim como o jovem evangelista Lucas, coloco aqui o empenho de tantos jovens em conhecer mais, em se aprofundar no estudo, no conhecimento da doutrina da coisas de Deus, para poder evangelizar com competência”.
O bispo agradeceu a todos os padres, assessores regionais do setor juventude e leigos que foram responsáveis pela organização do ‘Panamá é Aqui’.
O coordenador do Setor Juventude, Pe. Marcelo Pereira, também agradeceu e lançou uma ‘enquete’ no site do Setor Juventude para a escolha da região diocesana que acolherá o próximo ‘JMJ é Aqui’, que será anunciada na Romaria Diocesana ao Santuário Nacional de Aparecida, em 01 de maio.
Após o encerramento com o coração alegre, Pe. Marcelo contou sobre sua trajetória no Setor Juventude, que se iniciou em 2010, e recordando o tema da JMJ 2019 “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo sua palavra”, deixou sua mensagem aos jovens: “A exemplo de Maria que foi a Serva do Senhor, desejo que cada jovem que viveu a experiência desta jornada da Juventude nas cidades de Alumínio e Mairinque, seja canal de Deus para outros jovens. E possam eles viver profundamente o amor a palavra de Deus e a sua Igreja. Pois a Igreja será jovem quando cada jovem for, de fato, o Evangelho vivo hoje”.
Pe. Eduardo Santos – pároco da Igreja S. Francisco de Paula – paróquia acolhedora do ‘Panamá é Aqui’, falou com alegria da graça em testemunhar a disseminação do bem entre os jovens, e destacou a prontidão e carinho de seus paroquianos em servir nossa diocese no acolhimento dos eventos regionais, o qual vem acontecendo desde 2016 quando acolheram os jovens seminaristas e missionários da jornada da confiança, que apesar do grande desafio foi uma riqueza espiritual gigantesca que encorajou a todos fiéis. Depois em 2018, fomos sede da abertura e encerramento da visita pastoral de D. João, e hoje, ainda mais receptivos tivemos a satisfação em sediar a JMJ diocesana. Agradeço a todos paroquianos pela dedicação e serviço a Igreja, e estendo os agradecimentos pelo apoio do prefeito Antonio Piassentini e Sr. Oswaldo – presidente da AAA (Associação Atlética de Alumínio), que nos cedeu o ginásio para que acontecessem os shows e vigília.
Por Rosemeire Santos - Pascom Diocesana