Caríssimos leitores, iremos meditar nestes breves parágrafos o grande e salutar motivo da Igreja de Deus, ou seja, a Igreja Católica e descobrir “os nossos tesouros, por grandes e preciosos que sejam não podem ser estimados se não forem conhecidos”. “Eis porque, caro leitor, muitos não têm pelo santo Sacrifício da Missa e ao Santíssimo Sacramento o amor que deveriam ter, porque este tesouro, A MAIOR MARAVILHA e a MAIOR RIQUEZA da IGREJA DE DEUS é um TESOURO OCULTO um tesouro muito pouco conhecido”. Junto a ele a adoração sublime do Santissimo Sacramento e a devoção a sua Mãe Maria Santíssima.
Grande paciência é necessária para suportar a indiferença, que a maioria dos batizados na Igreja Católica tem pela Santa Missa, pela adoração eucarística e a oração do terço esta indiferença é o veneno da piedade. Pensam eles: “Uma missa a mais, uma missa a menos, que importa”… Já é bastante ouvir a missa nos dias de festa. Por que rezar tanto?
Pobre dos que pensam assim! Sabeis que a oração nos é necessária. “Quem reza se salva quem não reza se condena”. (Santo Afonso Mª de Ligório)
Sabeis que, na realidade, a Santa Missa? É o sol da cristandade, a alma da Fé, o centro da religião Católica apostólica com a sede em Roma, a que tendem todos os seus ritos, todas as suas cerimônias, todos os seus sacramentos. É em uma palavra, A ESSÊNCIA DE TUDO O QUE HÁ DE BOM E BELO NA IGREJA DE DEUS.
Unido intrísecamente a santa missa está à devoção ao Santíssimo Sacramento e a sua mãe Maria Santíssima, quando nos colocamos em adoração de joelhos diante do altar ou do sacrário, prestamos a Deus em sublime adoração um ato que nos é posto como batizados, diante do Criador, o autor de todas as graças. Dar a Deus a adoração que lhe é devida, sem mérito algum de nossa parte, porem a justa causa que nos resta em agradecimento ao bom Deus por tantas graças recebidas. “Nossa primeira obrigação para com DEUS é adorá-Lo e honrá-Lo. É preceito da própria lei natural que todo inferior deve homenagem a seu superior. E quanto maior a dignidade deste, tanto maiores devem ser as honras que se lhes prestam. Daí resulta que, sendo DEUS de majestade infinita, homenagens infinitas Lhe devemos”.
Há exemplo dos santos um Anjo vai contando nossos passos e por tudo isso devemos julgar-nos felizes toda vez que se nos oferece a possibilidade de assistir à Santa Missa, e façamos todos os Sacrifício possíveis a fim de assistir a todas que pudermos, principalmente nos domingos e dias de festas, nos quais a obrigação de assistência à Santa Missa é preciso e, portanto, quem deixa de assistir comete pecado mortal.
Santo Agostinho dizia aos cristãos do seu tempo: “Todos os passos que alguém dá para ir assistir à Santa Missa são contados por um Anjo e por eles DEUS lhe concederá um prêmio muito grande nesta vida e na eternidade”.
Temos necessidade de ouvir a santa missa, de adorar a Deus no Santíssimo Sacramento e orar a Ele com a terna devoção do Santo Terço. Em nossa paróquia temos às 07h30min todos os Domingos esta devoção do Santo Terço. Vamos fazer o possível para participar e assim, faze-lo com tamanha devoção e piedade, honrar e adorar a Deus Nosso Senhor presente no Sacrário em preparação para o Santo Sacrifício da Missa.
Viva Cristo Rei!
Cordialmente
Leandro Nascimento.
Bibliografia:
MAURÍCIO Leonardo de Porto. “As Excelências da Santa Missa”, Conforme a edição romana de 1737 dedicada a S.S. o Papa Clemente XII.