Missão na paróquia

Foto: Pascom Pedro e Paulo

Neste mês de Outubro a Igreja reflete sobre as missões. Quando falamos de missão, geralmente lembramos daquelas pessoas que partem para outros países ou outras regiões de um país para evangelizar. Mas, a ação missionária da Igreja e dos fiéis vai além deste conceito.

A Igreja é essencialmente missionária nas suas origens. Jesus foi enviado pelo Pai, e nos enviou, depois das ascensão, o Espirito Santo, o paráclito para suscitar na Igreja a coragem de evangelizar e testemunhar o amor de Deus. Este foi o mandato de Jesus para a Igreja: “ Ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espirito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos ensinei; e eis que eu estarei convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt 28, 19-20).

Santa Terezinha do Menino Jesus foi escolhida pela Igreja como patrona das missões. Ela era uma religiosa, e vivia na clausura do Carmelo numa vida contemplativa. Sem sair do Carmelo ela viveu, a sua maneira, um autentico espírito missionário. Na busca da santidade nas pequenas coisas, descobriu sua vocação na Igreja: o amor. Oferecia sacrifícios e orações, pela conversão dos pecadores. Desejava ser missionária e o fez na sua ânsia de salvar muitas almas para Deus.

A paróquia, como esta porção do povo de Deus, é chamada a ser missionária. Seremos uma paróquia missionária a partir do momento em que cada fiel batizado, estiver consciente de sua missão no mundo e na Igreja. Alimentados no altar do Senhor devemos transmitir o que contemplamos em cada missa dominical. Uma Igreja em saída como nos fala o Papa, onde os fieis testemunham Jesus no seu dia a dia. Você batizado é chamado a testemunhar sua fé na sua família, escola, trabalho, etc.

Seremos uma paróquia missionária, a partir do momento em que praticarmos a acolhida entre nos e aqueles que estão distantes da nossa fé. Comunidades missionarias que contagiam a outros com a alegria do evangelho. Uma paróquia missionária que atraia pelo mandamento da caridade. Assim crescia a Igreja nascente, pelo testemunho de caridade entre os fieis.

Esta dimensão missionária do batizado, e de uma paróquia exige uma conversão interior. Que o Espirito Santo nos faça arder o coração e contagiar a outros, a partir de nosso encontro com o Senhor.

Santa Terezinha, padroeira das missões, rogai por nós!

Pe. Carlos Eduardo de Souza Roque

Pároco