Com a Missa de Domingo de Ramos da Paixão do Senhor iniciamos a Semana Santa. Em nossa paróquia, teremos a oportunidade de recordar Jesus que entra triunfal em Jerusalém. Seguiremos os Seus passos de entrega na Eucaristia, passando pela sua Paixão e Morte na cruz, até a ressurreição do Senhor na Páscoa.
Busquemos, portanto, viver estes momentos não só exteriormente, mas interiormente numa espiritualidade profunda que toque nossas vidas. O Espirito Santo nos conduza a uma verdadeira conversão nestes dias.
A Semana Santa é rica nos textos da palavra de Deus, nas orações e nos gestos. Cristo leva sobre si nossas dores e enfermidades, e por suas chagas fomos curados. No Domingo de Ramos somos introduzidos no mistério de Cristo aclamado como rei, e aquele que padece a paixão. Jesus faz-se obediente e pede de nós uma escolha verdadeira por Ele. Senhor ajude-nos a escolher a ti e não Barrabás.
De segunda a quarta-feira santa, vivemos a preparação imediata para a Páscoa. Nestes dias, a Igreja contempla a Cristo, o servo Sofredor. Cada dia é marcado pelo evangelho que fala das horas derradeiras de Jesus nesta terra. Vivamos intensamente estes dias, sigamos seus passos e peçamos ao Espirito Santo que nos ajude a perseverar no nosso caminho, pois assim como Jesus somos amparados pelo Pai em todas as circunstâncias de nossa vida.
O Tríduo Pascal começa com a missa vespertina da Ceia do Senhor, tendo seu centro na Vigília Pascal e encerrando no Domingo da Ressurreição. Dias de ações de graças pelo sacerdócio, pela Eucaristia, e pelo dom do serviço onde aprendemos a lavar os pés de nossos irmãos pela caridade. Vivamos estes momentos pedindo o Espirito Santo, que correspondamos ao amor de Jesus, um amor até o fim.
A Sexta feira santa é dia de jejum e abstinência. Dia de respeito, silêncio e oração. Desde a manhã busque ir adorar Jesus em sua comunidade. Teremos também a oportunidade de seguir a Via sacra encenada pelos jovens da paróquia. Seguir os passos de Jesus, renunciar a nós mesmos. Quantas lições nos ensinam a cruz: a entrega total e o perdão. Invoquemos neste dia o sangue de Jesus sobre nós e nossos familiares.
No sábado santo a Igreja espera o ressuscitado. Ainda em silêncio e profunda adoração, meditaremos as dores de nossa Senhora. Ela foi fiel e é exemplo de esperança para nós. A vigília pascal é a mãe de todas as vigílias. Noite de luz, que brilha nas trevas. Sinal de vida nova, renovação batismal e profissão de fé. Peçamos que Jesus Cristo ilumine as trevas do nosso coração e renove nossa entrega a Ele. Nosso batismo possa crescer e frutificar sempre mais.
Aproveitemos nossa programação paroquial de semana santa. Teremos diversos momentos para adorar, rezar, pedir e agradecer. O Espirito Santo derramará muitas graças, basta abrirmos o coração e sermos dóceis a tudo que Deus tem reservado para nós nestes dias.
Uma semana santa abençoada a todos!
Pe. Carlos Eduardo de Souza Roque