Catequista: Primeiro vive a fé, para depois anunciá-la!

Foto: Imagem Internet

No dia 26 de agosto de 2018, no XX domingo do tempo comum, a igreja celebra no quarto domingo do mês vocacional o dia do Catequista. Dia de lembrar e rezar por aqueles que, sendo fieis leigos, colocam-se a disposição da igreja para ensinar a fé que professam. Por isso, o catequista é aquele católico que foi chamado a servir a Deus ensinando a fé que vive. Ou seja sendo obediente à Igreja, que adora a Jesus, que ama a Virgem Maria Santíssima, que está comprometido com o reino de Deus, que busca viver a fé, que é devoto, que tem caridade…

E nessa caminhada de evangelização, o catequista deve ser alguém que busca de maneira incansável pelo reino de Deus, buscando sua própria conversão através da luta para converter aqueles que o ouvem! Da mesma maneira, o catequista busca sua própria salvação, através do ato de ensinar a fé para os outros, a fim de salvá-los também! Ou seja, o catequista se converte, convertendo os catequizandos! O Catequista busca pela salvação, levando o anuncio da salvação aos catequizandos! Ser catequista é estar comprometido constantemente com conversão pessoal, para que esse testemunho de luta pela fé, pela verdade e pela fidelidade a Nosso Senhor, sirva de maneira eficiente para a conversão do povo sedento de Deus.

Que privilégio ter essa missão! Quanta misericórdia da parte de Deus em nos permitir falar em Seu nome! Deus com seu infinito amor derrama Suas graças sem fim sobre a vida do catequista, pois nos conduz por esse caminho de evangelização, nos faz participantes do reino, nos envia o Espírito Santo a cada encontro, a cada discurso, a cada oportunidade de evangelizar! Nos salva! Aporta-nos com as ferramentas necessárias para o trabalho que Ele nos confiou, através dos bispos e dos padres da Igreja! Quanta Generosidade!

Por fim, que sejamos fiéis à esse chamado. Que nossa formação seja constante, que não percamos NENHUMA oportunidade de catequizar, seja lá onde for! Que o testemunho seja nossa principal catequese, que o entusiasmo sempre se renove, que o amor pela Igreja seja crescente! Que a Eucaristia seja nosso sustento, que a Bem Aventurada Virgem Maria seja nossa referencia, advogada e intercessora e que a abertura para o Espírito Santo seja plena!

“Que nosso processo de conversão seja tão intenso, a ponto de declarar: Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim» (Gal 2, 20).”

Catequizar é preciso! Então, Catequese neles!!!!

 

Por Antonio Cesar Mazucatto, coordenador Paróquia de catequese.