No último domingo, 19 de agosto, foi celebrada na Matriz São Pedro e São Paulo a Missa da Solenidade da Assunção da Virgem Maria e o encerramento da Semana Nacional da Família.
A missa foi presidida de Pe. Cleiton Jorge, Vigário da Paróquia São Lucas Evangelista.
Domingo da Assunção de Maria ao céu, a Igreja celebra uma das festas mais importantes e mais antiga da Virgem Maria que é sua Assunção ao céu. No início do século IV esta festa era chamada de “Dormitio Virginis”, isto é Dormição da Virgem (passagem para outra vida). A Assunção de Maria, verdade professada desde os primeiros séculos, foi proclamada dogma pelo Papa Pio XII como verdade de fé no dia 1 de novembro de 1950 com a bula Manificentissimus Deus.
Pe. Ressaltou em sua homilia a importância de Maria em nossas vidas. “Aquele que se diz católico mas não venera Nossa Senhora, não é católico” disse também “Entenda uma coisa, não tem como chegar ao Filho sem passar pela Mãe, tem um ditado popular que diz, “Peça a Mãe que o Filho atende”, por isso nunca deixe de recorrer a Virgem Maria pois ela saberá como fazer para sua oração chegar até seu filho Jesus.
“Grande sinal apareceu no céu: uma mulher que tem o sol por manto, a lua sob os pés e coroa de doze estrelas na cabeça.” (Apocalipse 12,1)
A Semana Nacional da Família cujo tema “O evangelho da Família, alegria para o mundo”, teve início no dia 12 de agosto (Dia dos Pais) e encerrou no domingo dia 19 de agosto, com a Missa pelas Famílias, adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento.
Ao final da Missa, como de costume, foi sorteado um paroquiano para levar a imagem da sagrada família e a mesma ficará um mês com a imagem em seu lar.
Por Cristiano Rodrigues - Pascom Pedro e Paulo