Este ano em nossa Paróquia estaremos iniciando uma nova iniciativa de apostolado com as famílias.
Famílias receberão a capela da Mãe Rainha três vezes admirável de Shoenstatt. O Movimento Apostólico de Schoenstatt pertence à Igreja Católica Apostólica Romana e faz parte da Obra Internacional fundada em 18 de outubro de 1914, pelo Pe. José Kentenich, em Schoenstatt, na Alemanha. Schoenstatt – cuja palavra significa belo lugar – é o bairro da cidade de Vallendar, às margens do Rio Reno, onde estava localizado o seminário dos padres Palotinos.
O ato da Fundação da Obra Internacional de Schoenstatt é a Aliança de Amor com Maria, firmada pelo Pe. José Kentenich, juntamente com um grupo de seminaristas palotinos. Por meio desse ato, a Mãe de Deus é convidada a estabelecer-se na capelinha existente junto ao Seminário Palotino de Schoenstatt e fazer dela um Santuário de graças, de onde partisse um movimento de renovação religioso e moral para o mundo. Para isso, os contraentes da Aliança se comprometiam a oferecer à Maria, como dádiva de amor, o empenho de todas as forças em sua autoeducação.
A Aliança de Amor com Maria é a forma original que Schoenstatt possui de viver a aliança batismal. Nela se expressa e se garante a aliança com a Santíssima Trindade. A primeira Aliança de Amor em Schoenstatt foi selada pelo Fundador, Pe. José Kentenich, e os seus educandos, na Capelinha de São Miguel, em Schoenstatt, na Alemanha, em 18 de outubro de 1914. Eles se entregaram como instrumentos nas mãos de Maria, para tornar a Capelinha um Santuário de graças e escola de homens novos: os aliados se empenham seriamente na vivência de seu batismo, entregando os méritos obtidos como contribuição para que Maria faça da Capelinha a sua morada, um lugar de graças e de educação de missionários para a renovação do mundo.
A Aliança de Amor vivida em profundidade faz nascer também uma forte consciência de missão; conduz os que selaram a se converterem em eficazes instrumentos nas mãos de Maria, colaborando com ela na renovação religiosa e moral do mundo. Por meio desta Aliança de Amor, Schoenstatt realiza seu compromisso de construir a história em dependência e contato filial, livre e total com Cristo, o Senhor da história, por Maria, sua colaboradora permanente.
A renovação da Aliança de amor é celebrada em cada dia 18, porque Deus escolheu o dia 18 de outubro de 1914 para a realização da Aliança de Amor, no Santuário de Schoenstatt. Mas de acordo com a realidade de cada paróquia pode ser celebrada numa data mais próxima do dia 18 de cada mês. Por isto iremos celebrar a missa no 3º domingo na Matriz as 19 horas junto com a missa pelas famílias.
Que a Mãe Rainha abençoe nossas famílias, e muitas delas possam ter um encontro pessoal com Jesus através de Sua Mãe Santíssima. Amém!
Por Pároco Padre Carlos Eduardo