No último domingo, 28 de maio, a paróquia São Pedro e São Paulo em Carapicuíba sediou o 1º Retiro Espiritual da Pastoral do Surdo, uma tarde de inclusão, oração e louvor.
O evento teve início com a Santa Missa presidida pelo Padre Surdo Wilson Czaia da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Ternura de Curitiba/ Paraná.
Em sua homilia Pe. Wilson fez um breve relato de como ficou surdo e fez uma sensibilização com a comunidade referente a surdez. Como os surdos se sentem quando não há Intérprete de Libras nas Missas.
Após a missa, todos os 87 participantes (surdos, ouvintes e intérpretes) se reuníram para o café da manhã, seguido da reza do Santo Terço, conduzido pelo coordenador da Pastoral do Surdo paroquial, Moisés Izaias e animado pelos membros da pastoral litúrgica da própria paróquia. Logo após, houve um momento de louvor.
Durante o dia foram feitas apresentações de teatro, contracenado pela pastoral da São Pedro e São Paulo com os temas: “Anunciação do anjo a Nossa Senhora”, “Visita de Maria a sua prima Santa Isabel” e “Milagre das Bodas de Caná”, que nos recordam a importância e o ‘papel’ de Maria na vida de Jesus e em nossas vidas.
Houve na parte da manhã a palestra com o Padre Wilson sobre os diferentes títulos de Nossa Senhora e os 300 anos da aparição da imagem de N. Senhora Aparecida e a tarde uma palestra com o pároco Padre Carlos Eduardo sobre o Milagre das Bodas de Caná.
O evento também contou com um momento de reflexão de um quadro vivo com o tema: “Eis aí tua mãe”: a maternidade espiritual e para quem quisesse o Padre Wilson estava atendendo confissões.
O retiro contou com a participação do coordenador Regional da pastoral, Rafael Ferreira.
Para encerrar o encontro, o padre Wilson conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento. E depois todos fizeram uma confraternização.
Por Márcia Oliveira - Pascom Pedro e Paulo