9º noite da novena em honra dos padroeiros S. Pedro e S. Paulo

Neste sábado 02 de julho, a Paróquia São Pedro e São Paulo celebrou a nona noite do novenário da Vigília dos Apóstolos São Pedro e São Paulo e recebeu a visita dos Seminaristas pela Jornada Vocacional com a imagem de São João Vianney.

O celebrante foi o Pe. Douglas Pinheiro da Paróquia Frei Galvão de Vargem Grande Paulista. Onde ele destacou em sua homilia: “Que ao pecarmos dizemos um não à Deus, o pecado é uma obstrução ao projeto de Deus em nossa vida.”

“Eros amor de pele, amor físico; Philia amor recíproco o amor que espera algo como retribuição; Ágape o amor voluntário sem a espera da retribuição”

“Jesus quer ser amado no Ágape, pois é esse amor que ele tem por nós”

A Missa foi animada pela Comunidade Santa Luzia. A bênção especial do dia foi dada aos membros do setor Juventude (Grupos de Jovens, Juventude Vicentina, Legião de Maria Juvenil, Acólitos e Coroinhas).

Grupo de Jovens

O Grupo de Jovens é o alicerce da Pastoral da Juventude. São as células de nosso corpo!!!
Mas afinal, o que é Grupo de Jovens da Pastoral da Juventude? A primeira idéia é sempre de um lugar com muitos jovens animados, acolhedores, que falam do evangelho, animam as missas e a comunidade através de gincanas, mutirões, festas, festivais, teatros, etc. Isso tudo faz parte e, naturalmente, e que são características que deixam muitos outros jovens curiosos e desejosos em fazer parte. Mas quando se inicia esta caminhada, descobrimos que existe algo “a mais”! Um Grupo de Jovens de verdade é exigente, tem tarefas, treinamentos, estudos e muita oração e ação. Na verdade, no grupo se aprende coisas que não se falam na escola ou na família, e isso é bom! Descobri-se então, que é também lugar de crescimento. O Jovem cresce no grupo.

Juventude Vicentina

“Não é suficiente ser salvo, é preciso ser Salvador como Cristo.” (Vicente de Paulo) O grupo de Jovens Vicentinos, tem a missão de unir crianças, adolescentes e jovens; afim de prepará-los para uma caminhada Cristã, em busca da bênção, do amor de Deus e da verdadeira Felicidade, através de uma rede de caridade.

Legião de Maria Juvenil

O que é Legião de Maria Juvenil?

Uma Associação formada por leigos, que tem como fim a glória de Deus, pela santidade de seus membros, através de oração e por um trabalho de apostolado em favor do próximo. O sistema legionário hoje espalhado por todo o mundo, tem se mostrado eficaz para ajudar o Católico a praticar sua fé. A reunião semanal é o coração donde jorra para as veias e artérias o sangue vivificante, fonte de luz e de energia. Para o legionário, a reunião é o lugar em que a Mãe Santíssima está à sua espera, e onde amigos verdadeiros e fiéis agrupam-se à sua volta; um lugar para descansar e renovar as forças, após o fiel cumprimento da tarefa que lhe foi confiada.
Na reunião da Legião, um lugar onde o amor sincero consegue sobreviver às dificuldades, o ambiente de oração e amor a Deus e ao próximo é pleno de apoio e estímulo para combater o desânimo, as incompreensões, a ingratidão, o medo do ridículo, o cansaço, a monotonia e, por vezes, o aparente insucesso. Entre os membros da Legião, a reunião é um lugar em que a opinião alheia é ouvida e respeitada com caridade. Na reunião se aprende a rezar, a se basear não nos próprios esforços e atividades, mas na graça divina e no apoio do irmão, que é canal de amor e graça. Segue os mesmos princípios dos adultos só que voltados para a juventude.

Acólitos e Coroinhas

Nas celebrações eucarísticas alguns jovens auxiliam o padre durante a celebração. Eles são chamados de coroinhas ou acólitos. A diferença se dá basicamente pela idade. Os dois, tanto o coroinha, quanto o acólito, desempenha a função de ajudar no serviço do altar, auxiliando os padres, os celebrantes na condução das missas”, explicou Celso Lucas Fernandes de Oliveira, coordenador do grupo de acólitos e coroinhas da Igreja Matriz de Campinas.

Outra diferença é que os acólitos são instituídos pelo bispo, e os coroinhas não. “Eles servem todos os domingos em algumas celebrações. Sempre temos algumas solenidades, festa da padroeira e outras celebrações festivas na paróquia, e eles também servem e ajudam”.

Por Andrea Emiliano - Pascom Pedro e Paulo

Acesse a galeria de fotos:

9º Dia da Novena de S.Pedro e S.Paulo 2016