Dando prosseguimento ao Seminário Litúrgico, o palestrante Leandro Nascimento continuou falando sobre “o Santo Sacrifício da Missa e os fins da Missa”, dando ênfase agora sobre a música religiosa dentro da Celebração Eucaristica.
As musicas religiosas devem merecer grande apreço, e serem convenientemente cultivada essas musicas que, embora por seu caráter peculiar não possa ser admitido nos atos litúrgicos. Exemplo de músicas que despertam sentimentos religiosos nos ouvintes, mas não tem senso litúrgico em sua própria finalidade. Ex.: Erguei as mãos e dai glória a Deus… (Pe. Marcelo Rossi)
A partir de documentos da Igreja, foi apresentado que o estilo musical ordinário para a Missa é o canto gregoriano, mas diante da condições locais outros estilos são permitidos. Leandro ainda dedicou metade do horário da palestra para atender à dúvidas.
A noite foi animada pelo Ministério Arca dos Anjos. O Seminário Litúrgico vai até sexta, começando as 19h30, na igreja de São Francisco na Vila Olivina.
Por Rômullo Dawid - Pascom Pedro e Paulo