A Semana Santa deste ano de 2015 em nossa paróquia São Pedro e São Paulo foi de bençãos, marcado por vários momentos de oração e encontro pessoal com Cristo. Nossas igrejas estavam lotadas, certeza da busca pelo Senhor.
E para você que não conseguiu participar ou companhar tudo o que aconteceu na #SemanaSantaNaSPSP, estamos fazendo um pequeno resumo para que você ficar por dentrou ou relembrar todas as atividades deste momento favorável à nossa fé.
A nossa Semana iniciou com as Missas de Domingo de Ramos, 29 de Março. Logo pela manhã os fiéis sairam pelas ruas aclamando Jesus com o “Hosana”. Padre Carlos celebrou de manhã e a noite na matriz. Na Santa Luzia o padre Reinaldo foi convidado a celebrar a Missa na comunidade.
Na segunda, 30 de Março, a comunidade São Pedro e São Paulo já estava cheia para a Santa Missa e rezar o Ofício de Trevas, momento de contemplar as palavras de Jesus Cristo na Cruz.
Já na terça, 31 de Abril, os jovens da Via Sacra receberam uma benção especial de envio para a encenação. Na quarta, 01 de Abril, o dia não tinha nem raiado e a matriz já estava lotada para a Missa penitencial.
Nestes dias o nosso pároco padre Carlos Eduardo passou horas e horas atendendo confissões, dando o perdão de Deus. Na noite de quarta, ele participou da Missa de Santos Óleos na catedral de Osasco, onde renovou seus votos sacerdotais.
O Tríduo Pascal foi dividido em dois núcleos, ficando um parte na matriz de São Pedro e São Paulo junto com a comunidade Nossa Senhora dos Anjos e São Gabriel, outro parte na Santa Luzia com a São Francisco.
A Missa de Lava pés e instituição da Eucarístia, na quinta 02 de Abril, foi celebrada na matriz pelo nosso pároco, na Santa Luzia foi o padre Reinaldo. Ficando em adoração até as 24h.
Logo na manhã da sexta, 03 de Abril, todas as comunidades já estavam novamente adorando ao Senhor no Sacrário.
Às 9h os jovens já estavam saindo da comunidade Nossa Senhora dos Anjos e São Gabriel realizando a Via Sacra, emocionando os fiéis que acompanhavam a encenação da via dolorosa de Jesus. Os jovens também encenaram na noite da quinta, o quadro vivo da Santa Ceia e Jesus Preso.
Celebrando à Paixão de Cristo, às 15h as comunidades realizaram o Ato Litúrgico da Adoração e Beijo da Cruz. Padre Carlos na Matriz, o padre Reinaldo na Santa Luzia e o seminarista Magaywer na São Francisco, e ministros nas outras comunidades.
Com velas nas mãos as pessoas saíram da Santa Luzia levando a imagem de Nossa Senhora das Dores na Procissão do Encontro. Quando na noite da sexta, 03 de Abril, no pátia da matriz, a nossa paróquia e as paróquias São Lucas Evangelista e a Santa Rita de Cássia participaram juntos do Sermão da Paixão, que neste ano a pregação foi conduzida pelo padre Nilso Motta.
O amor e devoção à Maria marcaram o sábado, 04 de Abril, na matriz com a Devoção de Nossa Senhora (dos primeiros sábados) e a também a Meditação das setes dores de Maria.
À noite, na espera pela Ressurreição do Senhor, os dois núcleos celebraram a Vigília Pascal. Na matriz o padre Carlos realizou iniciação cristã de alguns jovens, na Santa Luzia o celebrante foi o padre Diego.
No domingo, 05 de Abril, declaramos fortemente: Jesus Ressuscitou, Aleluia! Todas as comunidades celebraramos a Páscoa do Senhor. O nosso pároco celebrou na matriz de manhã, na São José e na Nossa Senhora dos Anjos. Na Santa Luzia foi o seminarista Magaywer e na São Francisco o seminarista Vinícius. Ainda na matriz, à noite, o padre Clair celebrou Missa.
Foi uma semana riquíssima! Marcada por forte espiritualidade!
Além de toda essa programação, a grande novidade que marcou a Semana Santa na São Pedro e São Paulo foi o lançamento do novo site paroquial.
Por Rômullo Dawid - Pascom Pedro e Paulo